O curso


Estabelecimentos de Ensino___ 
Licenciatura (1º Ciclo)

Norte

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias (ver)
Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior Agrária de Bragança (ver)


Centro

Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior Agrária de Viseu (ver)
Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior de Agronomia (ver)


CÓDIGOS DE ACESSO - Acesso ao Ensino Superior ver


Mestrado (2º Ciclo)
Norte

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias (ver)


Centro

Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior de Agronomia (ver)


Sul

Universidade de Évora (ver)

 _________________________________________________


Descrição da profissão___ 

Perfil

Ter perfil de zootécnico é ter aptidão para a vida no campo, gosto em lidar com animais e ter como disciplinas preferidas a Biologia e a Química que, para além de outras ciências, são as que servem de base à zootecnia.
O objectivo é estudar os animais domésticos (as suas características anatómicas, fisiológicas e morfológicas) para, respeitando o animal e o seu bem estar, reduzir os custos da produção e aumentar o lucro.
A Engenharia Zootécnica desempenha um papel fulcral no panorama agro-pecuário nacional, não só a nível da produção como da estimulação e consolidação do Desenvolvimento Rural, contribuindo para a criação de condições para a fixação das populações em meio rural.

Abrange áreas do conhecimento tão diversas como a fisiologia, a reprodução, a nutrição, o melhoramento genético, a gestão das explorações, a tecnologia alimentar, a higiene e sanidade e o bem-estar animal. Trata-se assim de uma profissão de formação superior de longa duração e que ao integrar todo este conjunto de matérias permite ao Engenheiro Zootécnico actuar a diversos níveis desde a produção, passando pela transformação até à comercialização dos produtos de origem animal. Tem ainda um papel importante nas estruturas de fornecimento de bens e serviços a este sector.

É, por isso, importante a aquisição de conhecimentos em ciências relacionadas com as técnicas de produção animal e em ciências da engenharia agronómica. O Engenheiro Zootécnico tem vindo a conquistar o seu lugar no mercado de trabalho, vendo reconhecidas as suas capacidades de actuação e assumindo-se como um dos profissionais intervenientes na contribuição para a evolução do sector agro-pecuário. Apesar de algumas dificuldades actuais que atingem o sector agrário, pede-se hoje mais qualificação face à competitividade crescente. É nestas circunstâncias que o Engenheiro Zootécnico terá de actuar, prevendo que a sua importância como profissional aumente no futuro.


Funções:

Após a formação, o trabalho do Engenheiro Zootécnico incide em diversas áreas como: a gestão técnica de empresas Agro-pecuárias; a indústria e comercialização de produtos de origem animal; o ensino e a investigação.

Dentro destas actividades, o zootécnico pode ter como funções:

  • Planear, dirigir e realizar pesquisas que visem informar e orientar a criação dos animais domésticos;
  • Promover e aplicar medidas de fomento à produção animal, através de processos genéticos e alimentares que se revelem adequados às diversas espécies e raças, considerando, também, o meio ambiente;
  • Exercer a supervisão técnica das exposições dos animais que concorrem e das estações experimentais destinadas à sua criação;
  • Participar no julgamento dos animais submetidos à inscrição nas sociedades de registro genealógico.

As funções do zootécnico estão relacionadas, também, com a Zootecnia Geral - estuda os seres vivos que sofrem evolução: a influência de factores ambientais naturais e artificiais e a reprodução sujeita às leis da hereditariedade são capazes de conduzir a um melhoramento genético e racial - ou a Zootecnia Especial - estuda as técnicas específicas de criação de uma única espécie animal, exemplo: bovinocultura, suinicultura etc.

Tendo-se dado nos últimos anos uma especial atenção à preservação do mundo rural, do património genético e ao bem-estar animal, o Engenheiro Zootécnico assume também nestas áreas um papel preponderante e activo; a sua posição como interlocutor preferencial entre o sector produtivo e todos os restantes sectores situados a montante a jusante, ligados à produção animal, torna-o numa peça chave e indispensável para a necessária evolução e preservação dos sistemas agro-pecuários.


Salário médio em Portugal

Na Engenharia Zootécnica, a remuneração é extremamente variável. Sendo uma profissão actuante em diversos sectores, é difícil referir uma remuneração base para todas as actividades possíveis do Engenheiro Zootécnico.Um recém-formado aufere entre 750 a 1000 euros mensais e é difícil prever a evolução das remunerações com o decorrer da carreira, existindo para o sector público categorias/escalões determinados.
Para os organismos privados, as remunerações flutuam muito em função do sector em que se está a exercer a actividade e da entidade empregadora - sectores "mais fortes" como a bovinicultura de leite, a avicultura, a suinicultura, as indústria de alimentos compostos, as indústrias agro-alimentares proporcionam melhores condições salariais que podem atingir valores muito superiores aos praticados pelas entidades públicas, para as mesmas categorias. De um modo geral, a remuneração nas entidades privadas para uma situação de carreira a meio termo pode rondar os 1196 euros mensais.
Principais Empregadores

A formação em Engenharia Zootécnica é abrangente, existindo várias áreas onde se pode desenvolver a actividade profissional.
No sector público, as principais entidades empregadoras são:
  • Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP);
  • Instituições de Investigação Científica e de Desenvolvimento;
  • Ministério da Educação (docência universitária e secundária);
  • Autarquias.

No sector privado, são, fundamentalmente, empresas ligadas à produção, transformação e comercialização de produtos agro-pecuários, e ao fornecimento de bens e serviços:

  • Sistemas de Produção Agro-Pecuárias;
  • Indústrias de Transformação Agro-Alimentar;
  • Indústrias de Alimentos Compostos para Animais;
  • Gabinetes Técnicos (apoio à produção, controlo de qualidade, etc);
  • Associações de Produtores.

fonte: expresso

Contactos

Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica
Apartado 60, 5001-909 Vila Real * apezn@utad.pt * 922 266 219